segunda-feira, 7 de março de 2011

DALAI LAMA E OS SETE PERPÉTUOS

Você conhece Neil Gaiman? Neil é um escritor britânico que mistura sonho e realidade em sua obra de HQ, Sandman, onde circula por um universo imaginário com seus personagens. São sete seres: destino, morte, desejo, desespero, delírio, destruição e sonho. Eles são conhecidos como os sete perpétuos.
Queria aproveitar a obra de Neil e falar um pouco sobre as coisas que nos impedem de ir além. Aproveitando que este é o slogan da Le Pera: a gente vai além.
Destino: Não acredito que as coisas estão pré-determinadas. Se resolvo fazer a coisa acontecer e ela acontece, percebo que sou eu quem faz a minha história. Ficar reclamando, apenas faz com que o problema aumente. Muitas vezes nos concentramos tanto nele que esquecemos de colocar energia na solução. Incorpore a máxima: Você é senhor do seu destino.
"Um dia, depois de dois anos de depressão e pânico, resolvi jogar todos os remédios no lixo e reconectar minha energia de ação. De lá para cá, decretei como seria meu destino".
Morte:Cada vez que você incorpora uma limitação na vida, é um obstáculo a mais que temos que vencer. Nossos medos são assim, vamos colecionando-os ao longo da existência, e um dia eles cobram a dívida. Decrete a morte de suas limitações. Liste-as e escolha uma. Coloque-se em situações-teste para ver se você as supera. Devagar, uma de cada vez. Ao superar, comemore, celebre e parta para a próxima.
"O pânico de avião era tão grande que fazia minhas viagens de carro. Um dia, conversando com o amigo Roberto Shyniashiki, ele me encorajou a tentar mais uma vez. Devagarzinho, entendi e acolhi meu medo, dando espaço ao amor próprio (era o que faltava na época). Depois de dois anos, em meu último vôo para São Paulo, voltei dormindo feito uma criança".
Desejo: Este é um dos mais complicados. O Dalai Lama diz que temos que esvaziar nossa mente do desejo, pois é ele que torna a vida do homem difícil. Uma forma de trabalhar com o desejo é separar o que é real do que é impulso. Ao sentir que deseja algo, aguarde alguns dias. Se depois disso ele ainda continuar lá, negocie com ele. Se houver legitimidade, ceda.
"A centrífuga de frutas e legumes 'mega-ultra-master' parecia a solução para uma alimentação mais saudável. O preço era salgado, algo em torno de mil reais. O desejo era enorme, mas cozinhei a história por meses em minha cabeça. Um belo dia, fui até a loja e comprei. Hoje, a uso quase diariamente. Desejo legítimo é aquele que perdura".
Desespero: Geralmente este amigo aparece junto com os problemas. De novo, Dalai Lama tem uma frase genial: "Se o problema tem solução, por que te desesperas? Se o problema não tem solução, por que te desesperas?". Para saber se o problema tem ou não solução é muito simples: se você está vivo, ele tem solução.
"No natal errei ao estacionar o carro perto da 25 de março. Na hora de ir embora, levei 1h30 para andar 4 quarteirões. Respirei fundo, liguei o ar condicionado e o som do carro. Definitivamente o problema não tinha solução."
Delírio: Em uma sociedade/vida tão cartesiana e racional, o delírio às vezes é um grande aliado. Tenho usado ele para tirar o estresse. De novo vem Dalai Lama na minha cabeça com a frase: "O problema só está superado quando rimos dele".
"Estava com a diretora de atendimento da agência na recepção, esperando um cliente nos atender. Sabíamos que a reunião seria dura, pois o cliente já estava reclamando sobre alguns problemas. A recepcionista, ela e eu mudos. Clima super pesado. De repente comecei a cacarejar bem baixinho, feito uma galinha. A recepcionista e a diretora explodiram em risadas. O clima amenizou e a reunião foi muito mais tranqüila".
Destruição: Freud fala sobre a seqüência emocional. Um gatilho que apertamos sempre que um desejo não é realizado. Ele funciona assim: desejo, frustração, raiva, destruição, culpa, autopunição e reparação. É importante ficarmos atentos em como este mecanismo inconsciente atua toda hora sobre nós.
"Houve um equívoco na comunicação entre uma amiga de anos e eu. Após isso, simplesmente comecei a ignorá-la. Depois de algumas semanas, refleti sobre essa atitude e percebi que eu a destruía internamente. Resolvi chamá-la para um papo e retomamos a relação".
Sonho: Sonho é coisa boa de se viver. Como diz o ditado: 'sonhar não paga imposto'. O problema é quando sonhamos alto demais e começamos a nos pressionar para atingir aquele ponto. Um amigo tem uma filosofia que ele chama de 'filosofia dos passos atarraxados'. Consiste no seguinte: Quando ele deseja algo, divide o caminho em cinco partes e dá um passo de cada vez, parafusando imaginariamente cada passo que dava no chão.
"Um amigo tinha um sonho antigo, queria comprar um barco mas faltava dinheiro. Uma vez por mês ele se divertia indo às lojas especializadas e comprando cabo, bóia e outros apetrechos baratos. Apesar da ansiedade, sabia que aquilo fazia parte da concretização de um sonho que se realizaria brevemente".
Em resumo, dificuldades sempre teremos. Elas fazem parte da vida. O que vai fazer a diferença é como você lida com elas. Para ir além, concentre-se na solução e não nos problemas.
Usei os sete perpétuos como arquétipos de nossa vida. Na verdade, não são apenas sete, mas vários. O importante é não negá-los, mas entendê-los e trabalhar com cada um deles. De resto é fazer a coisa acontecer e ir além. De forma tranqüila e simples.
Boa viagem.
Marcos Le Pera é escritor e acredita que se julgarmos menos, teremos uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário