quarta-feira, 4 de setembro de 2013

OPORTUNIDADES OU AMEAÇAS?

empreendedorismo brasileiro Brasileiro é empreendedor por necessidade ou oportunidade?
É sabido que brasileiro é um povo criativo, trabalhador e que não foge da batalha. Mas qual a relação desses predicados do nosso povo com o empreendedorismo?
Para responder essa questão vale explicar brevemente sobre dois tipos de empreendedores, sendo eles:
Por necessidade: que decide investir em um negócio próprio pois a situação em que se encontra acabou por levá-lo a isso.
Por oportunidade: que torna-se empreendedor por ter detectado uma oportunidade de mercado na qual acredita que sua empresa possa se beneficiar.
O Brasil possui, em média, cerca de 2 empreemdedores por oportunidade para cada um por necessidade, e isso é algo muito positivo para a nossa economia, pois comprova a curva de desenvolvimento econômico do país. Temos cerca de 22 milhões de pessoas que possuem seu próprio negócio com até 3 anos e meio de existência (fonte: Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2010).
Sendo assim, podemos concluir que as empresas brasileiras estão em ótimas mãos e que somos um case de sucesso para o mundo em matéria de empreendedorismo, certo? ERRADO!

Você foi criado para ser um funcionário. Isso mesmo, a escola brasileira não forma empresário, mas sim, assalariado. Quantas vezes na escola você estudou sobre finanças? E administração? Marketing, talvez? Não, você ficou é decorando tabuada. Na melhor das hipóteses viu esses temas em um curso técnico e de maneira breve o suficiente para que você possa exercer uma função operacional dentro de uma companhia.
Uma outra questão é que a vida do brasileiro é pautada, no geral, pelo imediatismo. O que vou fazer hoje, agora, neste momento. Não faz parte da nossa cultura o planejamento de longo prazo, o que é uma característica fundamental para o empreendedorismo.
Você sabia que cerca de 27% das empresas paulistas morrem no primeiro ano de vida? Veja abaixo alguns depoimentos de empresários que faliram e os motivos que eles mesmos declararam (conforme pesquisa realizada pelo SEBRAE em Ago/10):
  • Não consegui trazer mais clientes. Precisava trabalhar o marketing da empresa. (Marketing)
  • Não consegui manter o lucro pretendido para manter um capital de giro satisfatório. (Finanças)
  • Administração, pois tinha noção apenas da produção. (Administração/ planejamento)
  • No início achei que era simples. Porém depois fui percebendo as dificuldades, problemas e obstáculos. (Planejamento e Gestão)
Os depoimentos acima comprovam o despreparo do empreendedor com relação aos conhecimentos fundamentais para a sobrevivência e gestão de um negócio.

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