sábado, 5 de fevereiro de 2011

AUTO ESTIMA

A imagem que você tem de si mesmo molda seus pensamentos e atitudes e contribue para edificar ou destruir seus relacionamentos, sua vida pessoal, sua vida profissional, ... sua vida ... sua felicidade!
Peter Drucker afirmou, “Nunca na história o Ser Humano teve tanto poder para decidir a própria vida!”

A auto-estima é a melhor aliada do sucesso na vida pessoal e profissional e não há idade limite para conquistá-la. Os manuais de auto-ajuda se incorporaram à vida moderna tanto quanto, os telefones celulares e a internet.  Se todos os títulos de auto-ajuda fossem colocados em uma centrífuga, o conselho fundamental que daí resultaria seria: goste de você, tenha confiança em si mesmo, acredite em sua personalidade, resumindo: preserve sua auto-estima. Os psicólogos são unânimes em afirmar que a auto-estima é a principal ferramenta com que o ser humano conta em enfrentar os desafios do cotidiano, uma espécie de sistema imunológico emociona, pois determina a forma como nos relacionamos com o mundo.
A auto-estima é vital não apenas para as pessoas mas também para as famílias, os grupos, as empresas, as equipes esportivas e os países, pois sem ela não há terreno fértil para grandes descobertas nem para o surgimento dos líderes. Quem não acredita em si mesmo acha que não vale a pena dizer o que pensa.
Para aumentar a auto-estima não basta apenas ter pensamentos positivos generalizados, o certo é concentrar-se nos pontos fracos que podem ser mudados e melhorados.
O contrário disso é a baixa Auto-Estima  que é uma característica das pessoas que se sentem inadequadas para enfrentar os desafios da vida, não acreditam nos seus potenciais e capacidade de dar resposta às questões da vida. Tem uma estrutura emocional pouco sólida, o que origina o pessimismo e a negatividade.
Falta de sentido de auto-valorização e respeito-próprio.
Uma pessoa com baixa auto-estima, desvaloriza-se e não se sente merecedor de amor e respeito por parte dos outros. Uma pessoa com baixa Auto-Estima, é uma pessoa, também sem auto-conhecimento, não tem noção de si mesma, do que merece, sem consciência de identificar as  barreiras que denunciam que se estão deixando abusar pelos outros.
Uma pessoa com baixa Auto-estima, desvaloriza o que sente e nas escolhas que faz no dia-a-dia mostra que não acredita ser feliz, ter um emprego melhor, ter um bom ordenado, etc.  Uma pessoa de Baixa auto-estima valoriza os seus “defeitos” e desvaloriza as suas qualidades, e também não aceita bem os elogios e não se sente merecedora de presentes. São características das pessoas com baixa Auto-Estima
Ausência de credibilidade em si mesma.
Assume culpas por tudo o que lhe acontece, achando-se vitima do mundo e que todos estão contra si.
Tenta sempre justificar-se e encontrar um culpado para tudo.
Baixo rendimento, não acreditam que tem capacidade para conquistar uma boa vida e não agem para evoluir.
Não cria objetivos de realização emocional, pessoal e profissional.
Ignora as suas aptidões sociais adequadas para resolver situações de conflito (submissão ou agressividade excessiva)
Não tem iniciativa para atividades de realização pessoal e profissional, sempre com a desculpa da falta de tempo.
Medo de não serem aprovadas social e profissionalmente, não tem consciencia do seu valor.
Muitas vezes pessoas muito qualificadas e competentes não conseguem a realização pessoal e profissional  por não terem consciência do seu valor e não terem força interior para se apresentarem adequadamente e assim saber passar com objetividade as suas competências e habilidades.
Nos relacionamentos é muito comum a submissão ou então a manipulação como uma forma de manifestação da baixa auto-estima.
OBS: Desconheço o autor, recebí via e-mail e achei importante compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário